Cordeiros para o Abate


Jornal sobre Estudos de Seitas
Manipulação Psicologica e Sociedade

Cultic Studies JournalPsychological Manipulation and Society

Vol. Vol. 12, No. 2, 1995 12, No. 2, 1995

Lambs to Slaughter: My Fourteen Years with Elizabeth Clare Prophet and Church Universal Triumphant
by John Joseph Pietrangelo, Jr.
Self-published (available from John Pietrangelo, 1039 E. Gifford Dr., Tucson, AZ 85719), 1994, 143 pages.
Reviewer: Joseph Szimhart

(Tradução pelo Tradutor do Google)
"Cordeiros para abate" é um livro auto-publicado sobre a vida do autor que participou 14 anos como um devoto de Elizabeth Clare Prophet e sua Igreja Universal e Triunfante (CUT). Ele é a histora de manipulação devocinal e controle mental na perspectiva de um formal seguidor. É também um olhar intimista sobre um profeta guru durante seus anos de formação como o líder de seu movimento religiosos. Tal como acontece com quase todos os notórios líderes de seitas, nas últimas décadas, esta história inclui o abuso de poder, sexo e dinheiro por um líder autoproclamado espiritual do planeta.
Pietrangelo conheceu Elizabeth Profeta em 1969, quando seu grupo foi denominado de "A Summit Lighthouse" em Colorado, EUA. Ele era um jovem estudante universitário e espiritualmente ambicioso do Mississippi, que rapidamente caiu sob o fascínio de Elizabeth Profeta e seu então marido, Mark Prophet, que fundou a igreja em 1950. Mark e Elizabeth eram médiuns que se chamavam "mensageiros".  Após seu casamento em 1961, eles alegaram ser os mensageiros de vida único dos mestres ascensos de todas as religiões do mundo, incluindo algumas cujos nomes são idiossincráticas ao culto. No jargão da Nova Era, que "canalizado" seres como Jesus, Buda, K-17, Morya, Quan Yin, Afra, Hercules, Vitória Forte, Astrea, Shiva, o Papa João XXIII, e assim por diante, mais de 35 por minha conta .

Eram canalizadores reivindicando tudo para representar uma Grande Fraternidade Branca de Mestres Ascensos, que supostamente são orientadores de toda a humanidade para uma nova era de promoção humana e planetária.  Esta nova era é variadamente chamado de Nova Era, a Era de Aquário, maior consciência, uma mudança de paradigma, ou o sétimo ciclo ou redondo.

 Pietrangelo tornou-se um membro do pessoal da igreja no Colorado no início de 1970, quando ele assumiu uma posição como um chef de cozinha que servia uma equipe de 70. "Meu salário era de vinte dólares por mês bruto. Então compensação por um chef assistente, que trabalhou alguns 400 horas por mês, era um total de cinco centavos por hora  e mais o quarto", escreve Pietrangelo (p. 18 ).  Ao longo da história da CUT, os funcionários que se esperava para fazer sacrifícios semelhantes. Os líderes, no entanto, sempre viveram bem.

 O autor relata os dois relacionamentos mais importantes na sua vida como resultado de sua iniciação na Summit Lighthouse, mais tarde renomeada Igreja Universal e Triunfante. Eles tiveram cinco filhos e permaneceram casados apesar de permanencia atormentada como membros do culto. Ele também conheceu Randall (Kosp) King, o homem que se tornou o marido de Elizabeth Profeta, o jovem terceiro depois de Mark Prophet morreu em 1973.

Pietrangelo conta na primeira pessoa e leva o leitor a uma viagem muito pessoal em que o autor uma vez que acreditava ser a posição mais importante que qualquer ser humano poderia ter  de servir a uma pessoa que estava no cerne do destino humano. A fim de se estabelecer, Elizabeth Profeta afirmou uma incrível variedade de vidas passadas, incluindo muitas rainhas e santos.  Seus devotos a chamam de "Mãe", e acreditam que ela usa a coroa da Mãe do Mundo.

Pietrangelo relata suas lutas com os Prophets, ambos exibidos ânimos soltos e um estilo altamente manipuladora de liderança, com "gestão de crises" e decepção: "A vida na organização, como em todos os cultos, era uma montanha-russa com altos e incríveis baixos terríveis. Nunca há um momento de tédio, nunca um let-down de tensão emocional "(p. 72).  Por exemplo, pouco antes da morte prematura Mark Prophet e depois, os membros eram obrigados a comprar equipamentos de sobrevivência, ouro e prata, e as armas por causa de um colapso previsto da economia eo início de uma guerra.  Esta atividade foi chamada de "Operação Comando de Cristo", e os Profetas manobrou para lucrar com vendas de suprimentos para os devotos.

 Pietrangelo aponta que a igreja vendia produtos a preços inflacionados, 40% a 50% mais elevados do que no varejo, para os ingênuos "chelas" (literalmente, escravos) (p. 73).  Levou o autor 14 anos de crença, por vezes, torturado antes de ele e sua esposa finalmente fez a ruptura com a CUT e Elizabeth Prophet em 1983.  Pode ser difícil para algumas pessoas entenderem como um homem inteligente poderia fazer isso.

 O que a maioria das pessoas não entendem é o processo que alguém passa por antes e depois da conversão a qualquer visão extremista e fidelidade a essa visão. Pietrangelo intercala sua história, com comentários sobre o poder de persuasão dos líderes e como suas influências sutis e não tão sutil levou ao seu controle da mente, ou "lavagem cerebral". Só tarde demais ele percebe o quanto seu investimento emocional na promessa grupo poderia ser manipulado.
A promessa incluía não apenas a oportunidade final para a salvação pessoal e planetária, mas também o poder com o qual a subverter e conquistar todo o mal.  Os dois elementos mais importantes na fórmula CUT para a salvação é uma aliança forte com a Mãe ea prática de decretar.

Pietrangelo foi preso nesta teia emaranhada de forças, que só Prophet poderia realmente identificar para ele.  Ele tinha involuntariamente entrou num campo minado psíquico com apenas uma saída: através da direção da mãe, isto é, até 1983, quando ele teve uma conversa íntima com o seu antigo amigo Randall King (terceiro esposo de Prophet). Esta é talvez a parte mais reveladora e mais polêmico de cordeiros para abate. Em 1980, Randall King tinha se divorciado do Prophet e se exilado do culto. Depois de muitos meses de existência confusa, King começou a reaver a sua inteligência e sua auto-estima.  Ele encontrou-se com Gregory Mull, outro membro CUT anterior, que tinha sido processada pelo líder da CUT para o dinheiro.  Para se proteger, Mull iniciou um contra-alegando fraude escravidão, psicológica e lhe devia dinheiro a partir de seis anos de serviços não remunerados como um arquiteto da igreja.  Mull havia sido expulso pelo Profeta depois que ele soube que ela estava usando confissões dos devotos escritos como referências quando deveriam ter sido queimados. King se tornou uma testemunha chave para Mull, que ganhou o seu caso contra Prophet e CUT. Em 1986 Mull foi premiado com cerca de 1,5 milhões de dólares pela causa.

Pietrangelo relata que Prophet tentou manipulá-lo para testemunhar contra King em seu nome, mas ela cometou muitos erros. Prophet tentou convencer Pietrangelo que King, uma vez tinha ameaçado com uma faca e tirou sangue. Pietrangelo confrontou King com esta informação.  Foi então que o rei, chocado com a mentira, se abriu para o seu amigo e disse ao seu conto bizarro, um conto que incluiu meses de massagens eróticas e masturbação mútua com a mãe, mesmo antes de Mark Prophet morrer.  Segundo King, uma semana após a morte de Marcos, Elizabeth deu à luz (canalizado) Mãe Maria, como uma marionete personalidade, para se casar com ela e Randall em uma cerimônia muito privada, após o que tiveram relações sexuais. O contato sexual extraconjugal foi estritamente proibido. Não era o sexo, no entanto, que incomodou Pietrangelo, ele estava mais irritado com a duplicidade da mensageira a quem a ele apresentou a salvação de sua alma, era uma mulher que ele tinha começado a conhecer. Ele disse à esposa o que havia descoberto.  Ambos sairam de seu encantamento com a CUT e sairam para nunca mais voltar.

O testemunho Pietrangelo é tingida com restos de um discípulo ferido que ainda está com raiva, mesmo que ele alegasse ter se recuperado. Eu posso imaginar alguns estudiosos que eu conheço despedimentos Pietrangelo apenas como uma outra pessoa descontente apreensão em qualquer coisa que possa alimentar uma "formação reativa". Eu não o vejo em que a luz.

Desde 1980 eu entrevistei muitos funcionários antigos da CUT e membros de várias dezenas anteriores. De 1979-80 eu mesmo era um estudante dedicado de ensinamentos da CUT e participou de três conferências CUT, então tenho alguma idéia da natureza do grupo.
Pietrangelo história é bem dentro do reino da verdade de que estou certo. Em comparação aos cordeiros para abate, apresentação Lewis e Melton é anêmica, sem todo o sentido do drama exagerado dentro do culto, e não fornece nenhuma análise convincente do líder todo-importante, Elizabeth Prophet.

 Prophet encenando grandiosidade, assim como sua vulnerabilidade infantil vêm fortemente na interpretação Pietrangelo. No entanto, muitas vezes ele mergulha em um jogo antigo que ex-membros: "meu guru era melhor do que o seu guru," o que significa que a mãe era mais conivente, convincente, inteligente e elegante do que os outros falsos profetas. Ele escreve, "Elizabeth é inigualável .... Um sofista mais hábil não pode ser encontrada" (p. 38).
A sugestão é: "Levou o melhor por programar-me que eu não teria caído para qualquer um". 
Lambs to Slaughter é a confissão sincera de alguém que foi manipulado.

Joseph P. Szimhart Joseph P. Szimhart
Cult Information Specialist/Exit Counselor Cult Informação Conselheiro Especialista / Exit
Pottstown, Pennsylvania Pottstown, Pennsylvania

Fonte: http://www.csj.org/pub_csj/csjbookreview/csjbkrev122lambs.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O PLANO DE DEUS PARA A SUA SALVAÇÃO

Primeiro você precisa saber:

1)Boas obras não salvam (Efésios 2:8,9 / João 14:6 / Tito 3:4-7)
2)Todos pecaram inclusive você (Rom 3:23)
3)E por isso todos estão indo para a morte eterna (o Inferno) (Rom 6:23)
4)Mas Deus nos amou tanto que enviou Jesus Cristo para nos salvar (João 3:16 / João 14:6 / Romanos 5:8 / Lucas 5:32)

E assim se você...

1) Crer no Evangelho (Corintians 15:1-4) que Jesus morreu por nossos pecados, foi enterrado e ressuscitou do tumulo ( Romanos 10.9-10).

2)Confessar que Jesus é Filho de Deus (Atos 8:37) e seu único e suficiente Senhor e Salvador.
3)Arrepender-se dos pecados em sua vida (Lucas 13:3)
4) Ser batizado em Cristo para o perdão dos pecados (Atos 2:38)
5) Ser perseverante até a morte (Mateus 10:22) (Apocalipse 2:10)

“Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Cor 6:2) Ninguém sabe quanto tempo vai viver,não adie a maior decisão que você tem a tomar na vida. Converse com Deus em uma oração simples, se arrependa, confesse, creia e clame:“Jesus me perdoa, me salva, me lava, me transforma!”E assim você poderá ter absoluta certeza da salvação.

Fonte: Editora Elim –
http://www.editoraelim.com.br/como_ir_para_o_ceu.php#ceu

ESTA PODIA TER SIDO A SUA VIDA