Meus 14 anos com Elizabeth Clare Prophet e a Igreja Universal e Triunfante



O livro de John Pietrangelo, "Lambs to Slaugter", que significa: "Cordeiros para o Abate”, narra o  triste relato dos 14 anos que John Pietrangelo viveu no culto na Igreja Universal e Triunfante e com Elizabeth Clare Prophet.[...]




Jornal sobre Estudos de Seitas






Manipulação Psicologica e Sociedade

Cultic Studies JournalPsychological Manipulation and Society

Vol. Vol.12, No. 2, 1995 12, No. 2, 1995

Livro: Lambs to Slaughter: My Fourteen Years with Elizabeth Clare Prophet and Church Universal Triumphant
by John Joseph Pietrangelo, Jr.
Self-published (available from John Pietrangelo, 1039 E. Gifford Dr., Tucson, AZ 85719), 1994, 143 pages.
Reviewer: Joseph Szimhart
(Tradução pelo Tradutor do Google)

"Cordeiros para abate" é um livro auto-publicado sobre a vida do autor que participou 14 anos como um devoto de Elizabeth Clare Prophet e sua igreja (CUT). Ele é a histora de manipulação devocinal e controle mental na perspectiva de um formal seguidor. É também um olhar intimista sobre um profeta guru durante seus anos de formação como o líder de seu movimento  religioso. Tal como acontece com quase todos os notório líder da seita, nas últimas décadas, esta história inclui o abuso de poder, sexo e dinheiro por uma menos que genuíno,  um "lider espirtual autopoclamado do planeta."
John Pietrangelo conheceu Elizabeth Profeta em 1969, quando seu grupo foi chamado de "A Summit Lighthouse" em Colorado. Ele era um jovem estudante universitário e espiritualmente ambicioso do Mississippi, que rapidamente caiu sob o fascínio de Elizabeth Profeta e seu então marido, Mark Prophet, que fundou a igreja em 1950. Mark e Elizabeth eram médiuns que se chamavam "mensageiros". Após seu casamento em 1961, eles alegaram ser os mensageiros de vida único dos mestres ascensos de todas as religiões do mundo, incluindo algumas cujos nomes são idiossincráticas ao culto. No jargão da Nova Era, que "canalizado" seres como Jesus, Buda, K-17, Morya, Quan Yin, Afra, Hercules, Vitória Forte, Astrea, Shiva, o Papa João XXIII, e assim por diante, mais de 35 por minha conta .
Tal seita e canalizadores reivindicavam tudo para representar uma Grande Fraternidade Branca (GWB) de mestres ascensos, que supostamente são orientadores de toda a humanidade para uma nova era de promoção humana e planetária. Esta nova era é variadamente chamado de Nova Era, a Era de Aquário, maior consciência, uma mudança de paradigma, ou o sétimo ciclo.
 Pietrangelo tornou-se um membro do pessoal da igreja no Colorado no início de 1970, quando ele assumiu uma posição como um chef de cozinha que servia uma equipe de 70. "Meu salário era de vinte dólares por mês bruto. Então compensação por um chef assistente, que trabalhou alguns 400 horas por mês, era um total de cinco centavos por hora ... Quarto e mais placa", escreve Pietrangelo (p. 18 ). Ao longo da história da CUT, os funcionários que se esperava para fazer sacrifícios semelhantes. Os líderes, no entanto, sempre viveram bem.

O autor relata os dois relacionamentos mais importantes na sua vida como resultado de sua iniciação na Summit Lighthouse, mais tarde renomeada Igreja Universal e Triunfante (CUT) como um abrigo de imposto (p. 84). Eles tiveram cinco filhos e permanecer casada apesar de sua existência atormentada como membros do culto. Ele também conheceu Randall (Kosp) King, o homem que se tornou o marido de Elizabeth Profeta, o jovem terceiro depois de Mark Prophet morreu em 1973.

Pietrangelo conta em primeira pessoa e expõe o leitor a uma viagem muito pessoal em que o autor, uma vez que acreditava ser a posição mais importante que qualquer ser humano poderia ter-o de servir a uma pessoa que estava no cerne do destino humano. A fim de se estabelecer, Elizabeth Profeta afirmou uma incrível variedade de vidas passadas, incluindo muitas rainhas e santos. Seus devotos a chamam de "Mãe", e acreditam que ela usa a coroa da Mãe do Mundo.

Pietrangelo relata suas lutas com os Prophets, ambos exibidos ânimos soltos e um estilo altamente manipuladora de liderança, com "gestão de crises" e decepção: "A vida na organização, como em todos os cultos, era uma montanha-russa com altos e incríveis baixos terríveis. Nunca há um momento de tédio, nunca um let-down de tensão emocional "(p. 72). Por exemplo, pouco antes da morte prematura Mark Prophet e depois, os membros eram obrigados a comprar equipamentos de sobrevivência, ouro e prata, e as armas por causa de um colapso previsto da economia eo início de uma guerra. Esta atividade foi chamada de "Operação Comando de Cristo", e os Prophet manobraram  para lucrar com vendas de suprimentos para os devotos.

Pietrangelo aponta que a igreja vendia produtos a preços inflacionados, 40% a 50% mais elevados do que no varejo, para os ingênuos "chelas" (literalmente, escravos) (p. 73).  Levou o autor 14 anos de crença, por vezes, torturado antes de ele e sua esposa finalmente fez a ruptura com Igreja Universal e Triunfante e Prophet em 1983. Pode ser difícil para algumas pessoas entender como um homem de outra forma inteligente poderia fazer isso. O que a maioria das pessoas não entendem é o processo que alguém passa por antes e depois da conversão a qualquer visão extremista e fidelidade a essa visão. Pietrangelo intercala sua história, com comentários sobre o poder de persuasão dos líderes e como suas influências sutis e não tão sutil levou ao seu controle da mente, ou "lavagem cerebral". Só tarde demais ele percebe o quanto seu investimento emocional na promessa grupo poderia ser manipulado. A promessa incluía não apenas a oportunidade final para a salvação pessoal e planetária, mas também o poder com o qual a subverter e conquistar todo o mal. Os dois elementos mais importantes na fórmula CUT para a salvação é uma aliança forte com a Mãe e a prática de decretar.

Decretar é uma forma de rápida canto de uma grande coleção de orações, comandos e invocações usadas por membros da CUT para o auto-aperfeiçoamento, purificação planetária e de auto-defesa. Ensinamentos CUT incluir a identificação de uma série de "forças obscuras" sob o disfarce de magos negros, entidades espirituais, e mal, raios coloridos que se tornam dominantes na consciência do crente.

Pietrangelo foi preso nesta teia emaranhada de forças, que só Profet poderia realmente identificar para ele. Ele  involuntariamente entrou num campo  psiquico minado  com apenas uma saída: através da mãe direção, isto é, até 1983, quando ele teve uma conversa íntima com o seu antigo amigo Randall King. Esta é talvez a parte mais reveladora e mais polêmico de cordeiros para abate. Em 1980, Randall King tinha se divorciado de Prophet e exilado do culto. Depois de muitos meses de existência confusa, King começou a coletar sua inteligência e sua auto-estima. Ele encontrou-se com Gregory Mull, outro membro CUT anterior, que tinha sido processada pelo líder da CUT para receber  dinheiro. Para se proteger, Mull iniciou um contra-alegando fraude escravidão, psicológica e lhe devia dinheiro a partir de seis anos de serviços não remunerados como um arquiteto da igreja. Mull havia sido expulso pelo Profeta depois que ele soube que ela estava usando confissões dos devotos escritos como referências quando deveriam ter sido queimados. King se tornou uma testemunha estrela para Mull, que ganhou o seu caso contra o Profeta e CUT. Em 1986 foi premiado com Mull cerca de 1,5 milhões de dólares.

Pietrangelo relata que o  Profet tentou manipulá-lo para testemunhar contra King em seu nome, mas ela fez um muitos erros. Prophet tentou convencer Pietrangelo que King, uma vez tinha ameaçado com uma faca e tirou sangue. Pietrangelo confrontou King com esta informação. Foi então que o rei, chocado com a mentira, se abriu para o seu amigo e disse ao seu conto bizarro, um conto que incluiu meses de massagens eróticas e masturbação mútua com a mãe, mesmo antes de Mark Prophet morrer. Segundo King, uma semana após a morte de Mark, Elizabeth deu à luz (canalizado) Mãe Maria, como uma marionete, dizendo para se casar com ela em uma cerimônia muito privada, após o que tiveram relações sexuais.
Sexo entre os  não-iluminados é uma coisa, mas nos ensinamentos da CUT, o contato sexual extraconjugal foi estritamente proibido. Não era o sexo, no entanto, que incomodou Pietrangelo, ele estava mais irritado com a duplicidade feio da mensageira a quem a ele apresentou a salvação de sua alma, ainda que era uma mulher que ele tinha começado a  realmente conhecer. Ele disse à esposa o que havia aprendido. Ambos sairam de seu encantamento com a CUT e sairam para nunca mais voltar.

O testemunho Pietrangelo é tingida com restos de um discípulo ferido que ainda está com raiva, mesmo que ele alega ter se recuperado. Ele não tem a objetividade fria de um sociólogo treinado que pode ignorar evidências anedóticas em uma avaliação da CUT. Eu posso imaginar alguns estudiosos que eu conheço despedimentos Pietrangelo apenas como uma outra pessoa descontente apreensão em qualquer coisa que possa alimentar uma "formação reativa".Eu não o vejo em que a luz.

Desde 1980 eu entrevistei muitos funcionários antigos da CUT e membros de várias dezenas anteriores. De 1979-80 eu mesmo era um estudante dedicado de ensinamentos da CUT e participou de três conferências CUT, então tenho alguma idéia da natureza do grupo. Pietrangelo história é bem dentro do reino da verdade de que estou certo.  Outro livro foi publicado em CORTE anteriormente em 1994 por estudiosos mais simpático (Igreja Universal e Triunfante em Perspectiva Escolar, editado por JR Lewis e JG Melton, publicado pela Syzygy: Journal of Religion Alternativa e Cultura). Em comparação aos cordeiros para abate, apresentação Lewis e Melton é anêmica, sem todo o sentido do drama exagerado dentro do culto, e não fornece nenhuma análise convincente do líder todo-importante, Elizabeth Prophet.

No entanto, muitas vezes ele mergulha em um jogo antigo que ex-membros do culto jogar: "meu guru era melhor do que o seu guru," o que significa que a mãe era mais conivente, convincente, inteligente e elegante do que os outros falsos profetas. Ele escreve, "Elizabeth é inigualável .... Um sofista mais hábil não pode ser encontrada" (p. 38).

A sugestão é: "Levou o melhor para programar-me que eu não teria caído para qualquer um.".
Claro, essas afirmações são subjetivas, porque mesmo os candidatos mais comprometidos raramente enviar para mais de dois ou três gurus antes de finalmente chegar ao ponto.
Se qualquer coisa, que é o ponto do livro: quando uma pessoa se enganou na órbita de um líder manipulador e do sistema controlado por um lado, ele poderia ser um longo tempo antes de se percebe o quão profundo o engano e como sinistro a manipulação tinha sido . Lambs to Slaughter é a confissão sincera de alguém que já faz.
Joseph P. Szimhart Joseph P. Szimhart
Cult Information Specialist/Exit Counselor Cult Informação Conselheiro Especialista / Exit
Pottstown, Pennsylvania Pottstown, Pennsylvania
Comentários:
"I read John's book and was impressed by his candor. His experiences parallel those of so many others who have suffered the same heartaches." ABS, San Rafael, CA, EUA. ( "Eu li o livro de Pietrangelo e fiquei impressionado pelo seu candor. Suas experiencias parecidas com aqueles que sofreram as mesmas dores de cabeça").


Se você tem um testemunho nesta ou em outra seita de controle mental, por favor deixe aqui o seu testemunho, no intuito de ajudar a outras pessoas a se libertarem, ainda que seja como anonimo. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O PLANO DE DEUS PARA A SUA SALVAÇÃO

Primeiro você precisa saber:

1)Boas obras não salvam (Efésios 2:8,9 / João 14:6 / Tito 3:4-7)
2)Todos pecaram inclusive você (Rom 3:23)
3)E por isso todos estão indo para a morte eterna (o Inferno) (Rom 6:23)
4)Mas Deus nos amou tanto que enviou Jesus Cristo para nos salvar (João 3:16 / João 14:6 / Romanos 5:8 / Lucas 5:32)

E assim se você...

1) Crer no Evangelho (Corintians 15:1-4) que Jesus morreu por nossos pecados, foi enterrado e ressuscitou do tumulo ( Romanos 10.9-10).

2)Confessar que Jesus é Filho de Deus (Atos 8:37) e seu único e suficiente Senhor e Salvador.
3)Arrepender-se dos pecados em sua vida (Lucas 13:3)
4) Ser batizado em Cristo para o perdão dos pecados (Atos 2:38)
5) Ser perseverante até a morte (Mateus 10:22) (Apocalipse 2:10)

“Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Cor 6:2) Ninguém sabe quanto tempo vai viver,não adie a maior decisão que você tem a tomar na vida. Converse com Deus em uma oração simples, se arrependa, confesse, creia e clame:“Jesus me perdoa, me salva, me lava, me transforma!”E assim você poderá ter absoluta certeza da salvação.

Fonte: Editora Elim –
http://www.editoraelim.com.br/como_ir_para_o_ceu.php#ceu

ESTA PODIA TER SIDO A SUA VIDA